Tema

“Pelo Avesso: Infância e Juventude no Contexto Social Brasileiro”

Em sua 18º Edição, o EPEPe pretende discutir de que maneira a conjuntura social provoca a exclusão das crianças e jovens, evidenciando a violação sistemática de direitos já conquistados e a inclusão marginalizada no espaço escolar, bem como práticas educativas de caráter transformador.


Dentro da programação do Encontro, planejamos mesas, rodas de diálogo, vivências, oficinas, atividades culturais, bem como espaço para a execução de tempo trabalho.
Tempo trabalho é o momento que a organização do evento propõe comandos comandos de limpeza e alimentação entre as/os participantes do Encontro, de acordo com a divisão de grupos, tanto para reforçar e agilizar os serviços quanto para a apropriação do encontro como um todos pelas/os estudantes.


Entendendo melhor o Tempo Trabalho...

A participação no EPEPe não tem como pressuposto que se compartilhe plenamente da programação, dos eixos, da metodologia, dos valores, sequer dos princípios. Isso vale não só para os participantes, mas para todos os envolvidos em sua organização.
No entanto, se não é pressuposto que se concorde com tudo, é pressuposto o respeito ao EPEPe tal como foi concebido e organizado pela Comissão de Organização no curso de sua construção. Isso implica que no EPEPe se exige disciplina, sem a qual o bom andamento do Encontro fica comprometido. Dizemos disciplina consciente porque não se trata de cobrar o “respeito às regras”; parte-se da necessidade de uma postura que pressupõe a confiança na construção coletiva do Encontro.
Entendendo essa construção como um processo contínuo, a disciplina consciente trata de respeitar as diversas instâncias de todo esse processo. Tudo no que se trata do Encontro pode ser modificado, suprimido e ampliado, porém, para o andamento do processo, isso deve ser feito em suas instâncias organizativas (Plenária Inicial), que sejam horizontais e participativas. Desse modo, a construção coletiva garante a disciplina consciente e vice-e-versa, na medida em que todos respeitem as instâncias e as mesmas sejam elaboradas na perspectiva da participação e horizontalidade.